sexta-feira, 12 de junho de 2009

VÂNIA DE CASTRO MACHADO
Tudo começou quando a Lúcia minha irmã começou a dar aulas, nos primeiros dias eu ia junto pra companhia, acabava trabalhando junto, comecei a gostar. Quando fiz vestibular para veterinária e passei no provão, enquanto estudava teve um rodeio e um cavalo quebrou a pena, fiquei muito comovida quando sacrificaram o animal, não terminei o vestibular, não fui ao último dia. Assim fiquei sem ter o que fazer, então resolvi me escrever no concurso da prefeitura de Restinga para aproveitar o estudo do vestibular.
Passei no concurso da prefeitura de Restinga e fui trabalhar em Passo dos Alves, estavam construindo uma escola nova, enquanto isso trabalhávamos, eu e meu colega na mesma sala, cada um atendia duas turmas, de costas uma para outra, até a escola ficar pronta, eu tinha a3ª e a 4ª série, foi uma época muito boa, adorava mexer na horta, principalmente colher o que plantávamos. Vinha para casa cheia de presentes, de abacate, laranja até galinha. Fiquei lá um ano, mas deixei grandes amizades.
De lá fui para São Miguel, nesse ano passei no vestibular da UFSM e da FIC, em História. Cursei a federal, é claro. Foi uma época muito difícil, dava aula para uma 2ª serie de manhã e a tarde ia para a faculdade, fazia poucas cadeiras. No ano seguinte já comecei a trabalhar por disciplina, dando aula de geografia, pois meu curso de História tinha um básico que habilitava. Trabalhei em São Miguel, na Manuel Albino Carvalho cinco anos.
Da Manuel fui para o Francisco Giuliani, escola que estudei. Ali trabalhei com 5ª a 8ª série com geografia. Fiz nesse meio tempo concurso para o estado, para Santa Maria, passando em 6º lugar, como não fui chamada e os quatro anos já estavam por terminar, surgiu à oportunidade de trocar de delegacia na época, hoje CREA. Tinha vaga para História na 28º de Gravataí, seria uma seleção por média, os primeiros colocados teriam vaga garantida. Fiquei em 1º em História. Podendo escolher o Município, escolhi Viamão e por ter difícil acesso, Vila Elza, na escola Nísia Floresta. Viemos em três, mas só eu e a Mônica ficamos, eu para geografia e ela para história, isso aconteceu em 1990, em 1992 comecei a trabalhar 40 horas indo para o centro de Viamão, na escola Cecília Meireles onde peguei oito turmas de 1º ano, no ensino médio. Lá trabalhei até 95 quando vim para minha escola na vila para ser vice-diretora do turno da tarde. Em 1998 assumi o cargo de agente financeiro, como a Ana, onde fiquei durante quatro anos. Em 2002 voltei para a sala de aula para cumprir exigência da CREA, por ter uma convocação por tempo indeterminado, tive que permanecer com alunos até me aposentar no dia 9 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário