Quarta-feira, 17 de Junho de 2009
Plano de Carreira.
SEC exibe série com cinco programas sobre as propostas de mudanças na carreira do magistério.
A Secretaria Estadual da Educação (SEC) exibe de amanhã, 16, até sábado, 20, cinco programas na TVE para apresentar à sociedade gaúcha as propostas de mudanças no plano de carreira do magistério. Os programas serão exibidos sempre às 7 horas e foram editados a partir do DVD produzido pela secretária da Educação, Mariza Abreu, distribuídos às escolas públicas estaduais explicando as propostas para reformulação da estrutura funcional dos professores. A TVE pode ser sintonizada pelo canal 7 no sistema de TV aberta ou TV por assinatura.
Os programas trazem três importantes temas: faz uma contextualização da educação no Brasil e da situação do Rio Grande do Sul; apresenta a atual carreira do magistério e suas principais alterações; e aborda a questão da gestão escolar e o que deve mudar para garantir educação de qualidade para todos os estudantes gaúchos. A apresentação das propostas é feita pela secretária Mariza Abreu, mas há também depoimentos de especialistas em educação, representantes da sociedade civil organizada e de entidades de classe que argumentam sobre a importância das mudanças para melhorar a qualidade da educação nas escolas.
A iniciativa de exibir na TV as propostas de mudanças no plano de carreira surgiu da necessidade de explicar a toda população do Rio Grande do Sul o principal objetivo das alterações na carreira, que é promover a valorização do profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais.
Entre as propostas de mudanças no plano de carreira está a criação de um novo concurso para ingresso no magistério, com provas especificas na área de conhecimento em que o professor vai atuar; implementação de remuneração variável por desempenho, pela qual os professores ganhariam um 14º salário anual de acordo com os resultados obtidos pelos alunos em sistemas de avaliação externa do rendimento escolar; progressão na carreira a partir de cursos de formação continuada que efetivamente contribua para a melhoria da qualidade do ensino, com provas realizadas pela SEC para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos professores, e não mais apenas pela frequência a seminários e outros eventos.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário