Notícia publicada no site do Movimento Todos pela Educação
Em relação à prova do ano anterior, maior avanço ocorre nas séries iniciais do Ensino Fundamental
A secretaria estadual de Educação do Rio Grande do Sul divulgou, na última semana, o resultado do Saers 2008 - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul. Em comparação com o exame do ano anterior, não houve grandes variações. Os resultados apontam que o avanço do desempenho nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi maior do que nas séries finais e no Ensino Médio.
Na 2ª serie / 3º ano do Ensino Fundamental houve melhora no aprendizado tanto em Matemática, quanto em Língua Portuguesa. Em comparação com o Saers de 2007, o percentual de alunos com conhecimento adequado à sua série passou de 23,7% para 27,5% e de 31,9% para 33,3%, respectivamente. Na 5ª série / 6º ano, em Matemática esse percentual passou de 21,8% para 22,3%. Entretanto, em Língua Portuguesa houve redução de 33,4% para 30,9%.
A situação se inverte no 1º ano do Ensino Médio. Os resultados apontam redução em Matemática, o percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série caiu de 12,7% para 11,8%. Em Língua Portuguesa houve melhora, passando de 21,9% para 22,9%.
A secretária estadual de Educacao, Mariza Abreu, reconhece o baixo desempenho. "Os resultados são frutos da redução da capacidade de investir em infra-estrutura e qualidade do ensino, que são decorrentes da crise fiscal enfrentada pelo estado há 37 anos", afirma. Ela explica que há muito a ser feito e que este ano, pela primeira vez, todas as escolas da rede estadual receberão os resultados individuais do Saers. Além disso, Mariza diz que os dados serão utilizados no desenvolvimento de programas de formação continuada dos professores, com base nas dificuldades de aprendizado dos alunos diagnosticadas no exame.
O Saers, que foi criado em 2007, é aplicado aos alunos da 2ª serie / 3º ano e 5ª série / 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e segue a mesma escala utilizada pelo Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica. O exame tem como objetivo avaliar os alunos das séries que não são avaliados pelo Saeb e Prova Brasil, aplicados pelo Inep. Segundo Mariza Abreu, o objetivo é corrigir as deficiências de aprendizado dos alunos ainda no início de cada ciclo. A secretária também afirma que a partir de 2009 o estado avaliará de forma censitária a alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Em relação à prova do ano anterior, maior avanço ocorre nas séries iniciais do Ensino Fundamental
A secretaria estadual de Educação do Rio Grande do Sul divulgou, na última semana, o resultado do Saers 2008 - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul. Em comparação com o exame do ano anterior, não houve grandes variações. Os resultados apontam que o avanço do desempenho nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi maior do que nas séries finais e no Ensino Médio.
Na 2ª serie / 3º ano do Ensino Fundamental houve melhora no aprendizado tanto em Matemática, quanto em Língua Portuguesa. Em comparação com o Saers de 2007, o percentual de alunos com conhecimento adequado à sua série passou de 23,7% para 27,5% e de 31,9% para 33,3%, respectivamente. Na 5ª série / 6º ano, em Matemática esse percentual passou de 21,8% para 22,3%. Entretanto, em Língua Portuguesa houve redução de 33,4% para 30,9%.
A situação se inverte no 1º ano do Ensino Médio. Os resultados apontam redução em Matemática, o percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série caiu de 12,7% para 11,8%. Em Língua Portuguesa houve melhora, passando de 21,9% para 22,9%.
A secretária estadual de Educacao, Mariza Abreu, reconhece o baixo desempenho. "Os resultados são frutos da redução da capacidade de investir em infra-estrutura e qualidade do ensino, que são decorrentes da crise fiscal enfrentada pelo estado há 37 anos", afirma. Ela explica que há muito a ser feito e que este ano, pela primeira vez, todas as escolas da rede estadual receberão os resultados individuais do Saers. Além disso, Mariza diz que os dados serão utilizados no desenvolvimento de programas de formação continuada dos professores, com base nas dificuldades de aprendizado dos alunos diagnosticadas no exame.
O Saers, que foi criado em 2007, é aplicado aos alunos da 2ª serie / 3º ano e 5ª série / 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e segue a mesma escala utilizada pelo Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica. O exame tem como objetivo avaliar os alunos das séries que não são avaliados pelo Saeb e Prova Brasil, aplicados pelo Inep. Segundo Mariza Abreu, o objetivo é corrigir as deficiências de aprendizado dos alunos ainda no início de cada ciclo. A secretária também afirma que a partir de 2009 o estado avaliará de forma censitária a alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

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